ACONTECEU NO CIEJA


Sob a a orientação pedagogica do Professor Calasans da área de Ciências Humanas os alunos foram convidados a elaborar uma produção textual a partir da leitura do texto: Enchentes: O que fazer para evitar? de Leonardo Boff.




O caos das enchentes

No decorrer dos anos o planeta vem mudando, o verde desapareceu, o povo se modificou, o mundo não é mais o mesmo, observando melhor podemos perceber que as enchentes se tornam uma coisa comum, pois a cada chuva os Brasileiros sofrem, morros vêm abaixo, avenidas se tornam grandes rios, pessoas ficam ilhadas é o puro Caos.

Como podemos mudar esse caos? Primeiro precisamos nos ajudar, precisamos ajudar o próximo, temos que ter consciência de que somos culpados, pois nunca vemos os nossos erros, mas sempre estamos de olho nos outros. Precisamos poluir menos, sujar menos, temos que cuidar melhor do mundo, pois os problemas de lá vem para cá e o de cá vai para lá, Os homens precisam ser menos gananciosos e mais humanos.

Obs. Até quando iremos tapar nossos olhos para ver o que esta na nossa cara?

São Paulo 15 de março de 2011
Aluno Rogerio Antônio dos Santos idade 35 anos modulo 3b









Para evitar as enchentes é, preciso tomar varias medidas preventivas!


As autoridades responsáveis tem que fazer medidas de melhorias

Para essas áreas de ricos, á começar primeira pela á área de urbanização.

Fazer escotos e galerias mais largas para facilitar o escoamento mais fácil

Das águas, e fazer mais moradias para essas pessoas que vivem nessas áreas de risco.

Assim elas não faziam essas construções irregulares, evitando os desmoronamentos.

E morte de milhares de pessoas como aconteceu na região serrana do Rio de Janeiro.

Nós também podemos ajudar muito, começando a respeitar mais a natureza.

As pessoas não estão nem aí para ela, nós deveremos se conscientizar mais a não,

Fazer coisas absurdas como jogar lixo nas ruas, o lixo jogado nas trás vários problemas.

Além de entupir as galerias impedido o escoamento da água o lixo trás vários tipos de doenças,

Como a leptospirose: doença transmitida pelo o rato que adora o lixo.

Muita pessoa não está se preocupando muito com o tema meio ambiente, ela não sabe o tamanho dos problemas que ocorre se nos não cuidarmos bem do nosso planeta.

Essas são algumas das atitudes que podemos tomar para evitar as enchentes,

Se nós seguirmos esses exemplos ajudaria muito o planeta e o meio ambiente.

Francisco Sérgio Mendes Lemos, 38 anos, módulo três b.








A terra teve uma grande transformação antes mesmo da bomba atômica o homem já tinha mexido na natureza então hoje estamos sentido os efeitos deste processo devido muitas poluição, o mundo esta em desespero procurado uma saída de todos os lados e não esta achando recursos no decorrer dos anos a situação vai ficar de mal a pior muita por muitos tempos. Estamos pagando um alto preço, na realidade o planeta se modificou após muitas construções em área de risco sem planejamentos o homem não conhece a natureza e não vai conhecer nunca.


O homem esta construído em área de risco poluído os rios, os mares, a natureza esta respondendo com mas força porque o homem e agressivo usou as mãos para se destruir a si mesmo.

Luciene Brito de Oliveira, Módulo 3 B




As enchentes – O que fazer


A chuva tem sido a causa de muitas tragédias, como enchentes, desabamentos, casas que caem, pessoas morrem, outras que perdem tudo. Mas os culpados de tudo isto somos nós os seres humanos, que não respeitamos a natureza. Constroem casas em lugares indevidos, derrubam a mata, jogam lixos nas ruas e nas calçadas, depois vem a chuva e ocorre o entupimentos dos bueiros o que tem sido um dos sérios problemas das enchentes.

A chuva tem sido a causa, mas não a culpada, nós precisamos da chuva para sobreviver. Afinal ninguém vive sem água. O que fazer? Acho que cada um de nos, se fizermos a nossa parte, estaremos contribuindo o com natureza e assim ajudando a cuidar do nosso planeta.

Nome: Eliete da Silva Pires de França

Modulo: 3B

Idade: 29 anos


As enchentes: O que fazer?


Temos a consciência que as enchentes são acumulo de lixo

Temos que melhorar, pois falta muito para enxergar que temos culpa também.

E precisamos melhorar não plantamos não cuidamos daquilo que é tão importante para nós

Temos que melhorar Esses desastres que estão acontecendo em São Paulo no Rio de janeiro e outros como também no Japão. São construções em lugares não autorizados.

Também são culpas das Autoridades que não fiscaliza e não aplica leis mais rígidas

Por isso precisamos melhorar.

Maria Aparecida F Ferreira. 3b.

São Paulo, 15/ 04/2011



As enchentes: O que fazer?
Certa vez houve um incêndio numa floresta e todos os animais começaram a debandar-se, então um pequeno beija-flor voava ate um rio próximo e pegava uma gota d’água e jogava no incêndio. Os outros animais vendo tal cena supostamente em vão, indagavam-lhe: estás louco? Achas mesmo que conseguiras deter tal fúria da natureza? E o beija-flor respondeu-lhes pelo menos a minha parte eu estou fazendo!

Baseando-se nesta historia não é difícil imaginar em substituir incêndio por enchentes em São Paulo onde a todo o momento se vê pessoas atirando objetos nas ruas, e se, ao invés de atirar começássemos a retirar as coisas inúteis das ruas. Olhar as ruas, os bairros, as casas dos outros como se vivêssemos ali. Pois cada atitude irresponsável nossa poderá refletir ali e acreditando que a recíproca seja verdadeira, hoje por ele amanhã por mim. Acredito as enchentes não depende apenas do trabalho dos governos municipais e suas secretarias, mas, também, do esforço árduo, ferrenho e incansável de cada um de nós.

É fácil jogar a culpa nos outros ou ficarmos indiferente às desgraças alheias ou até mesmo mandar ajuda aos desgraçados, mas qual será minha culpa nisso tudo? Ou, eu não tenho nada a ver com isso?

José Ailton dos Santos São Pedro, 44 anos. 3ºBCIEJA PARELHEIROS





AS ENCHENTES: O QUE FAZER?


São tantas coisas que, precisam ser feitas. Temos que pensar, desde onde moramos, até para onde vai o lixo.
Nós andamos pela rua e vemos poluição, lixo, descasos com o ser humano são tantas coisas, não sei por onde começar, mas vamos lá.
Temos que pensar muito sobre o meio ambiente, e isso envolve muitas coisas. O governo, ou seja, as pessoas que estão no poder tem que ter projetos urbanos e ser mais responsáveis com o meio ambiente e a população.
Tanto o meio ambiente e a população sofre com o descaso das autoridades. Se bem que, nós a população não ajudamos muito, pois jogamos o lixo nas ruas e dessa forma estamos contribuindo com as mortes, o medo até de sair na rua quando vai chover.
Se bem que no caso da região serrana do Rio de Janeiro a população não precisou sair nas ruas, pois foram levadas e soterradas dentro de suas casas.
E já é outra situação, pois as pessoas moravam em áreas de risco.
Era ou é realmente um lugar que não devem existir cidades.
A natureza precisa respirar, precisa de espaço, e nos infelizmente não estamos permitindo que isso aconteça.
Nome: Carolin Maia Pereira dos Santos, modulo 3B
São Paulo, 15 de Março de 2011.