segunda-feira, 18 de abril de 2011
quarta-feira, 30 de março de 2011
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
RETORNO
Após merecidas férias alunos, professores, equipe de apoio e direção retornam para dar ínicio a mais um ano letivo.
2011 promete ser um ano de grandes realizações... o ano de busca pelo tão esperado momento de voltar aos bancos escolares é possível perceber no depoimento de cada aluno o quanto é significativo estar de volta a Escola!
Pensando neste momento especial o corpo docente preparou uma Semana de Acolhida, visando tornar este momento de retorno ainda mais especial...
Entre as muitas atividades propostas, além da apresentação de todos que compõe o CIEJA Parelheiros os alunos puderam assistir o Documentário elaborado pelo professor Sérgio Massaki Imamura da área de Ciências da Natureza e Mamática, o Doc. CIEJA Parelheiros no qual relata o processo de regrafitagem do prédio.
As aulas se dividiram em dois períodos, num dado momento nas turmas em sala de aula e em outros no coletivo, no auditório. Houve um dia em especial que os alunos tiveram o privilégio de apreciar um pouco do muito material de autoria de alunos que já fizeram parte da escola, assim como de colegas que dão continuidade nos estudos.
Textos, poesias de autoria de ex e atuais alunos na voz dos professores. Ainda houve a apresentação de curta metragem - Stop Motion, elaborado pelos módulos IV que se formaram em Dezembro de 2010, sob a orientação dos professores que compõe a área de Linguagens e Códigos.
É muito importante mencionar a dinâmica do algodão, em que cada educando pode dar e receber simbolicamente valores e sentimentos necessários para transformar o ambiente escolar em um local agradável e propício para acontecer o processo de ensino e aprendizagem, um Vilarejo assim como é descrito na música de Marisa Monte e composição: Marisa Monte, Pedro Baby, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes.
E por falar em música, ouvimos a assistimos um vídeo da música "Eu só peço a Deus" – Mercedes Sosa & Bete Carvalho. Em sala de aula foi realizado uma discussão com sensibilização do aluno articulando a animação e o Projeto de 2011 que tem como uma de suas abordagens a sustentabilidade.
Para fechar com chave de ouro a semana os educandos foram convidados a realizar um café em conjunto, onde cada um trouxe a sua contribuição para compor a mesa e todos tomar um saboroso café.
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
SEMANA CULTURAL
A SEMANA CULTURAL DO CIEJA PARELHEIROS ACONTECEU DE 22 À 26 DE NOVEMBRO.
MAIS UMA VEZ, O PROJETO "MOSTRA TRILHAS CULTURAIS" IDEALIZADO PELA ONG CIDADE ESCOLA APRENDIZ, NOS PRESTIGIOU NO DIA 24/11, COM O GRUPO TEATRO DE RUÍNAS COM CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM A INTERAÇÃO DOS ALUNOS. " A HISTÓRIA DE DOROTÉIA" COM O ATOR FÁBIO FIGUEREDO.
VERIFIQUE ALGUMAS IMAGENS
Após recebermos o Projeto "Mostra Trilhas Culturais" idealizado pela ONG Cidade Escola Aprendiz, com a adaptação livre da obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, houve um momento de bate papo com o ator Rômulo logo após o espetáculo, em que muitos alunos perguntaram sobre o escritor, a obra e entre outras perguntas...
A forma apaixonada como o Rômulo, o ator que apresentou o monólogo, fala das Obras Machadianas e do escritor, instigou os alunos a conhecer a biografia do genial Machado de Assis.
Muitos solicitaram que outras obras fossem apresentadas aqui no CIEJA, outros compraram algumas obras de Machado de Assis.
No decorrer de alguns dias, os professores abordaram o assunto com os educandos por diferentes vertentes.
Em especial a obra "O Enfermeiro", foi apresentada em três linguagens:
- Leitura na íntegra do conto.
- Exibição do filme "O Enfermeiro"
(Excelente adaptação de um dos melhores contos do Machado de Assis (1839-1908), que conta com grandes interpretações dos atores Paulo Autran e Matheus Nachtergaele)
Sinopse do Filme O Enfermeiro:
Conheça a história de Procópio, um rapaz formado em Teologia que vai a uma pequena cidade no interior cuidar de um velho rico, Coronel Felisberto, que além de doente, possui um comportamento agressivo e intolerante. Movido parte pelas virtudes recomendadas pelo vigário local, mansidão e caridade, e parte pelo bom ordenado, o enfermeiro resiste a xingamentos e bengaladas, até que um dia...
Informações Técnicas
Título no Brasil: O Enfermeiro
Título Original: O Enfermeiro
País de Origem: Brasil
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 50 minutos
Ano de Lançamento: 1999
Site Oficial: Estúdio/Distrib.: Versátil Direção: Mauro Farias
- Espetáculo "O Enfermeiro"
Os alunos ficaram admirados e elogiram muito a atuação do ator Rômulo, comentaram sobre a adapatação do texto para a linguagem teatral e fizeram observações quanto a linguagem cinematográfica. Após o espetáculo, novamente o ator abre para um bate papo, em que muitos alunos expressam a alegria de estar pela primeira vez assistindo a um espetáculo, outros demostram indignação com o personagem Procópio, apesar do Coronel Felisberto não ser uma pessoa fácil de conviver.
Contudo, a satisfação foi geral, foi possível visualizar no rosto do nosso educando o prazer que a arte nos proporciona.
Assinar:
Postagens (Atom)


