terça-feira, 23 de junho de 2009

segunda-feira, 1 de junho de 2009

O trabalho

O trabalho é muito importante para nossa sobrevivência na sociedade, pois para todas as despesas é necessário ter capital, que é “acumulado” com o trabalho. Na verdade o que a maioria da população recebe de salário, muitas vezes não da para as despesas que elas possuem. Para conseguir um emprego, hoje em dia são exigidas muitas coisas, por isso temos que aprender sempre mais, para não passar o resto da vida sobrevivendo com apenas um salário mínimo. O trabalho hoje esta muito relacionado com o estudo, quem maior grau de escolaridade, tem um serviço melhor e acaba ganhando uma melhor remuneração, quem estuda, vai estar mais preparado para a sociedade, o que vai gerar bons lucros para a empresa, que com certeza ira trazer muitos benefícios ao trabalhador. O trabalho não se resume em “capital” pois há algumas pessoas que trabalham com vontade porque gostam de trabalhar, e há pessoas que trabalham apenas por necessidade dos benefícios que o trabalho traz. Eu me chamo Thais, tenho 16 anos, nunca trabalhei, apenas estudo e faço curso, mais eu sei o quanto trabalhar é importante. Tenho uma filha de nove meses e isso me mostrou que tenho que trabalhar o mais rápido possível, pois ela gera muitas despesas. Moro com minha mãe e minhas irmãs, minha mãe ganha apenas um salário mínimo por mês o que me faz pensar ainda mais na palavra trabalho. Minha jornada de trabalho começa as 5:00 horas da manhã e termina entre 9:00 e 10:00 horas da noite, entre esse tempo eu estudo, faço curso, cuido da casa, cuido da minha filha. Ás vezes penso, em desistir pelo fato de nunca sobrar um tempo para mim, pelo fato de ter que levantar cedo todos os dias incluindo o final de semana. Se não fosse a enorme vontade que tenho de ser independente acho que teria desistido. Sempre fui uma adolescente que gostava de balada e saia todos os dias, mais pelo fato de ter uma responsabilidade agora eu deixo tudo isso de lado para ser mãe. O que não é um dos trabalhos mais fáceis! (risos) Thais Leandro Rocha, 16 anos, modulo IV.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

História da minha vida

Nasci na cidade de Cacimbinhas -AL e vivi lá até os três anos de idade, quando me mudei para Sergipe junto com minha família. Aos sete anos de idade comecei a estudar e trabalhar também na agricultura. No ano de 1996 aconteceu o falecimento da minha mãe, meu pai casou-se novamente. A convivência com a esposa do meu pai não deu certo, então resolvi sair de casa. Vim para São Paulo trabalhar, conheci o Fernando e fui morar com ele. Em 2002 nasceu a Samira. Em 2007voltei a estudar no CIEJA Parelheiros. No inicio foi muito difícil conciliar Trabalho, casa, escola, mas consegui. Tenho muito que agradecer a Deus em primeiro lugar e depois a duas pessoa que foram muito importante neste período: O professor Calasans e a Marilene da Ação Educativa. Enfim, obrigada a todos que me ajudaram durante esse tempo. Regineide Rocha Alves, 26 anos, Modulo IV FC

quarta-feira, 27 de maio de 2009

terça-feira, 26 de maio de 2009

terça-feira, 12 de maio de 2009

PASSADO E PRESENTE Meu nome Alessandra, nasci no dia 12/10/1986, minha mãe se chama Alfredina, meu pai Ivo. Eu sou á quarta filha antes de mim são todas meninas. Quando eu tinha 9 anos tive pedra nos rins , minha família sofreu muito,vi cada um sofrer pela minha doença . Na noite de natal de 1995 minha mãe me levou ao hospital, o médico me pediu para sair da sala eu ouvi da porta quando ele falou; Sua filha terá que ficar no hospital o caso dela está entre á vida e á morte. Eu sem entender vi minha mãe e meu pai chorar eu também chorei. Chegamos em casa minha mãe me colocou para dormir, eu ouvi ela contando para minhas irmãs elas começaram á chorar, meus pais se ajoelharam em frente do rádio, que estava ali o pastor orando e clamaram a DEUS. No dia seguinte meu pai me acordou muito cedo e me levou para um hospital particular, sem condições de pagar (pois ele era amigo do dono). Ele brigou eu fiquei assustada mais o médico falou que ele não teria condições de pagar meus remédios, pois seriam muito caros. Então ele me levou para um missionário orar por mim, fez vários remédios caseiros e nada adiantou, eu continuava inchando. Então minha mãe não quis mais que meu pai prolongasse meu sofrimento então me levou para o hospital e lá fiquei. Passei 30 dias lá sem poder beber água e com soro, então resolveram mandar para á cidade vizinha onde eu fiquei mais 90 dias então quando o médico resolveu que eu deveria passar um final de semana na minha casa. Quando estava deitada na sala da minha casa eu dormi então senti algo em minha barriga parecia que estava flutuando, contei para minha mãe ela falou com toda aquela paciência que era um anjo que veio me visitar. Então outro dia voltei para o hospital e os médicos fizeram todos aqueles exames, e todos agitados ligaram para minha mãe e falaram que podia ir me buscar porque de alguma forma tinha acontecido um milagre. Hoje estou aqui para honra e glória de DEUS. Tenho um filho Luiz Fernando que é abençoado meu marido José Luiz é maravilhoso e continuo servindo o meu DEUS que é maravilhoso. E eu estou aqui para testemunhar que DEUS tem vitórias para nossas vidas. ALESSANDRA FARIAS DE MICENO 22 ANOS MÓDULO IV J