segunda-feira, 6 de abril de 2009
O Trabalho
Eu gostaria de fazer mais cursos e terminar os estudos e mais pra frente fazer uma faculdade de educação física.
Eu queria ser professor de educação física por que meu tio também é ai eu queria seguir essa carreira, mais em quanto eu não termino os estudos eu chego da escola e fico ajudando meu pai ele trabalha de pintor na oficina ai ele me ensina e assim eu vou aprendendo em quanto eu não termina os estudos.
Nome: Vinicius Damião batista Gomes,15 anos, Modulo IV C
O TRABALHO
Nasci na cidade de São Paulo e fui para o Piauí aos 10 anos de idade morar no interior onde trabalhávamos no plantio de mandioca. Para produzir goma aqui conhecida como polvilho e também produzíamos a farinha. O meu pai era cozinheiro de garapa aqui conhecido como caldo de cana que da origem a rapadura e o mel de cana de açúcar.
Aos 19 voltei para São Paulo onde me casei e tenho dois filhos só agora aos 26 anos voltei trabalhar. Trabalhei em uma livraria durante quatro meses e parei para voltar a estudar, pois só agora percebi que o estudo é mais importante que o trabalho quando se pode escolher entre um dos dois, é uma situação. Na época não tive opção, tive que trabalhar. Hoje posso estudar, me capacitar para poder voltar ao mercado de trabalho.
Andreza De Sousa Mendes Da Silva, 26 anos,MODULO IV C
MEU TRABALHO
Nasci no Ceará, lá eu trabalhava na roça com plantações de milho, feijão, arroz e mandioca. A cada ano, realizávamos quatro limpezas na terra, ou seja, trabalhávamos muito. Por isso não tinha tempo para estudar, mas mesmo assim meu pai deixava á parte da manhã ou da tarde para irmos á escola que era muito longe, com todas essas dificuldades eu consegui fazer á 5ª série.
Quando cheguei em São Paulo fui trabalhar em um buffet como ajudante geral, depois de seis meses fui promovido para ajudante de garçom, passando-se 9 meses sai e fiquei sem serviço 13 dias, um amigo que morava na mesma pensão onde eu morava, me levou no local em que ele trabalhava, era um hotel, fiz uma entrevista foi aprovada como garçom fiquei quatro anos e tive sucesso com varias promoções. Graça á Deus até hoje tenho sorte, me dedico no trabalho tento ser o mais responsável possível e sou feliz.
Evaldo Pereira de Souza, 43 anos, módulo IV C.
O Trabalho
Nasci em Barbacena Minas Gerais, quer dizer essa era vontade do meu pai, porque de fato eu nasci aqui em São Paulo, mas toda vez que ele voltava para Minas ele registrava cada um dos seus filhos, que tinha nascido aqui na cidade da garoa, cresci em Minas, permaneci até a idade de cinco anos, época em que meus pais mudaram-se para São Paulo.
Neste período comecei a trabalhar, ajudava meu pai na roça e também minha mãe nas atividades de casa. Éramos uma família numerosa, sete irmãos.
Meus pais nunca permitiram que ficássemos sem estudar, na época eu estudava e já trabalhava auxiliando a professora, eu gostava. Mas meus pais se mudaram de local e tive que deixar, mas pude concluir ate a 5ª série.
Primeiro emprego com registro em carteira foi o do de ano de 1.971, tinha dezenove anos, trabalhei com reflorestamento, plantação de Eucaliptos e Pinhos, durante quatro anos.
Após esta data nunca fiquei desempregada até 2006. Atualmente não estou trabalhando, mas estou me preparando, fazendo alguns cursos me aperfeiçoando e procurando um novo emprego.
Carminha Inacia da Silva, 57 anos, módulo IV C.
O TRABALHO
Nasci em Embu das Artes, no estado de São Paulo e fui criada em Bauru, interior de São Paulo. Quando, fui pra Bauru, não me lembro à idade, mas sei que trabalhei na feira, com meu pai e irmãos. Íamos de carroça, naquele tempo não tinha veículos como hoje, só os da alta sociedade. Levantávamos às 4hs da manhã e ficávamos, esperando o caminhão que trazia as mercadorias para os feirantes.
Depois com 14 anos já estava na 5ª série primaria da escola. Infelizmente meu pai veio a falecer e precisamos voltar á São Paulo, minha mãe tinha as irmãs dela aqui. Foi onde tive que parar de estudar e comecei a trabalhar.
Aqui trabalhei em vários tipos de serviços, fabricas e comércios o meu último serviço foi agora em 2000, como vendedora ambulante.
Hoje só estou cursando a 7ªe 8ªsérie no CIEJA.
Marina Ichiba, 56 anos, modulo IV C.
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Não Me Arrependo
Nasci em Pernambuco vi pra são Paulo com nove anos de idade fui trabalhar na roça colhendo café quando terminava a colheita. Viemos para São Paulo fui trabalhar de domestica, muito duro para mim porque eu era muito criança, mas não me arrependo porque ajudei meus pais.
Maria do Carmo, Inacia Galdino, 66 anos, modulo III FG
TRABALHO
Nasci em Salvador Bahia, vim para São Paulo para gravar um disco, mas o tempo passou. Tempo presente dia-a-dia passado experiência e vivencias.
Eu fui cabeleireiro, aprendiz de sapateiro, ajudante geral, encanador, ajudante de pedreiro jardineiro, auxiliar de limpeza em uma farmácia. Foi o meu segundo emprego em Salvador trabalhei por quatro anos Eu vim da Bahia para essa terra e a minha experiência pelo mundo.
Luiz Carlos dos Santos Protásio, 61 anos, modulo III FG.
Assinar:
Postagens (Atom)