sábado, 25 de outubro de 2008

Depoimentos após visita ao Parque Ecológico do Guarapiranga

Depoimentos após visita ao Parque Ecológico do Guarapiranga Devemos nos mobilizar. No último dia 11 de outubro, fizemos um passeio com os alunos e professores do Cieja Parelheiros ao Parque Ecológico do Guarapiranga, um lugar lindo, onde podemos observar a natureza. Encantei-me com a tartaruga a tomar sol e também com o viveiro que utiliza caixas de leite para fazer mudas das árvores nativas. No Parque Ecológico também surpreende o Museu do Lixo, onde os objetos do acervo é o resultado do processo de limpeza da Represa do Guarapiranga. O Museu é uma denúncia e busca conscientizar para não se jogar lixo nas ruas e na represa. O Parque tem a função de demonstrar que precisamos cuidar do meio ambiente, caso isto não ocorra, em 2025, teremos apenas um copo de água para cada habitante por dia. Vamos nos mobilizar para cuidar das áreas de mananciais. Regineide Rosa Alves, módulo IV C, 25 anos. Parque Guarapiranga Gostei bastante de ter feito este passeio, principalmente porque foi com meus colegas e professores do Cieja Parelheiros. Confesso que fiquei maravilhada com o Parque. Destaco a entrada e as passarelas de madeira. Outra coisa que achei muito interessante foi o Museu do Lixo. No Museu é possível ver os objetos que foram retirados da represa após um trabalho de limpeza. Carro velho, geladeira e muitos objetos. Fiquei feliz em saber que muitas pessoas trabalham para preservar a natureza e a água. Agradeço ao Cieja e aos professores por nos oferecer esta oportunidade de conhecer os danos à natureza e também conhecer lugares diferentes do nosso cotidiano. Lucimárcia Souza de Assis, módulo IV C, 34 anos. Um lugar muito bonito O Parque Ecológico do Guarapiranga é um lugar muito bonito, tem a trilha da vida, área de lazer e esportes e academia popular. Um lugar muito legal para as crianças de até 10 anos é o Parque da Aventura. Com passarelas de madeira sobre estacas que integram de maneira suave a paisagem e as construções, buscando não prejudicar as raízes das plantas e a drenagem natural. O Museu do Lixo, a biblioteca, o Centro de Informações e o Núcleo de Educação Ambiental formam um complexo que deve ser visitado por todos. Raimundo Pereira Rosa Sobrinho, módulo IV C, 27 anos.
Um dia diferente.
Pessoal, vocês não imaginam como foi legal esse passeio. Chegando no parque, logo fomos conhecer a sala onde tudo era feito com materiais de reciclagem. Ouvimos músicas sobre a fauna e a fauna, também vimos um vídeo sobre a falta da água e a miséria do país. Logo em seguida fomos ver o museu do lixo e depois fomos visitar o viveiro de plantas, onde todos ganharam uma muda para plantar. Passamos por vários lugares bonitos. A área toda verde, nem dar para acreditar que naquele lugar tivesse algo assim tão belo. Somente quem estava presente sabe dizer o quanto é importante preservar a natureza.Espero que um dia eu possa retornar a esse passeio.
Obrigada a todos os professores por essa oportunidade. Abraços, da aluna,
Inês Aparecida Vaz Domingues de Lima, módulo IV C.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Semana Cultural do Cieja.

Guerreiros e simpatizantes, Já se encontra em movimento as indagações e reflexões que fará ferver a 'nave do conhecimento' que carinhosamente a burocracia denomina de Cieja, mas que poderia ser 'plantação de flores'. Flores seria mais adequado. Vivenciamos alunos que se emancipam mediante a descoberta e a apropriação das palavras e de seus significados. Flores, alunos, que se apropriam das cores e passam a exalar perfumes de saberes e conhecimentos. Flores que passam a traçar caminhos após a construção das possibilidades de um novo dia.Poesia, teatro e cinema, são os ingredientes dos nossos planos para os dias 17,18 e 19 de novembro, dias em que as flores soltarão sorrisos através das pétalas. Aguardemos. Bye.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Projeto São Paulo: viver e pertencer.

Os estudantes do Cieja Parelheiros na Estação da Luz, marco da História da Cidade de São Paulo.

Memorial e os alunos do Cieja Parelheiros.

Pausa para as fotos.

Cieja visita Memorial do Imigrante.

Uma parada para a imortalidade.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

O valor de ser educador Ser transmissor de verdades,De inverdades...Ser cultivador de amor,De amizades.Ser convicto de acertos,De erros.Ser construtor de seres,De vidas.Ser edificador.Movido por impulsos, por razão, por emoção.De sentimentos profundos,Que carrega no peito o orgulho de educar.Que armazena o conhecer,Que guarda no coração, o pesarDe valores essenciaisPara a felicidade dos “seus”.Ser conquistador de almas.Ser lutador,Que enfrenta agruras,Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,Buscando se auto-realizar,Atingir sua plenitude humana.Possuidor de potencialidades.Da fraqueza, sempre surge a forçaFazendo-o guerreiro.Ser de incalculável sabedoria,Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.É...Esse é o valor de ser educador. A todos os educadores do CIEJA Parelheiros, Parabéns pelo trabalho desenvolvido e um óóóóóóóóóóóóóótimo DIA DOS PROFESSORES!!!!!!!!!! Márcia Alencar.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Parque Ecológico guarapiranga

A expansão da ocupação urbana desordenada, sobretudo a partir dos anos 70, levou uma parte considerável da população de baixa renda, expulsa das áreas mais valorizadas da Capital, a ocupar as regiões periféricas, algumas de risco, outras de proteção ambiental, como as margens da Represa do Guarapiranga, localizada na região Sul da cidade de São Paulo.Para amenizar o problema, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado - SMA concebeu e inaugurou, no dia 3 de abril de 1999, o Parque Ecológico do Guarapiranga, para promover a preservação e proteção da fauna e flora no entorno da represa que tem o mesmo nome, além de proporcionar atividades de cunho cultural, ambiental e recreativo aos visitantes, sobretudo aos moradores da região, muitas vezes lembrada pelos altos índices de criminalidade.