terça-feira, 24 de setembro de 2013

ENTREGA DOS CERTIFICADOS DO V FÓRUM DO TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA

Desde 2009, após a finalização da semana dedicada aoFórum de Trabalho e Qualidade de Vida”, realizamos a cerimônia de “Entrega dos Certificados” para os estudantes que participaram ativamente das atividades propostas. Neste ano, nos períodos matutino e intermediário, a certificação aconteceu no dia 24 de junho de 2013.
  

 


 
                     

                     
  




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 







 

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

PARTICIPAÇÃO NA 30ª SEMANA DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNISA

Nos dias 27 a 29 de maio aconteceu a 30ª Semana de Estudos do Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade de Santo Amaro (UNISA), que visa divulgar o conhecimento científico e, também, integrar estudantes de Educação Básica com o ambiente universitário. Os temas abordados foram: Anatomia Humana, Botânica, Biologia Forense, Ecologia, Zoologia, Sustentabilidade, Fósseis, Minerais, Drogas, Mundo Microcóspico, Órgãos dos Sentidos e Tráfico de Animais. Todas as atividades contaram com a presença de monitoria e professores especialistas da área. Na semana que antecedeu ao evento – dias 21 (período manhã/intermediário) e 22 (período vespertino e noturno) foi realizado uma Formação Coletiva no Cieja Parelheiros, na qual os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer sobre o histórico da universidade, assim como sua função e muitos artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96 – referentes à Educação Superior, além de obterem informações sobre os temas que seriam apresentados durante a visita.

Alunos do período manhã e intermediário participando das atividades na UNISA:



 









Alunos do período vespertino e noturno participando das atividades na UNISA:








 



 




V FÓRUM DO TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA

Anualmente, desde 2009, no mês de maio, realizamos o Fórum de Trabalho e Qualidade de Vida, cujo objetivo é estabelecer diálogos com a sociedade, ao mesmo tempo em que qualificamos nossas atividades pedagógicas mediante a exposição de diferentes assuntos ministrados por profissionais de várias áreas de atuação. Neste ano, aconteceu na segunda semana, entre os dias 06 e 10. No decorrer desses dias, procuramos destacar temas que subsidiam o Projeto Especial de Ação 2013 do CIEJA Parelheiros: “Economia Solidária como práxis educativa na formação de Jovens e Adultos”. Confira a programação da semana:

Segunda-feira - Dia 06/05
Ø Iniciamos a semana com o videoclipe da música “Brasis”, do intérprete Seu Jorge.
                   http://www.youtube.com/watch?v=D_nzwNOwzvw
 
Ø Nossos professores, Adilson Calasans (Período Manhã/Intermediário) e Antônio Ferreira (Período Vespertino/Noturno), explanaram sobre “O Primeiro de Maio”.
 
Ø Nossas professoras, Maria de Fátima (Período Manhã/Intermediário) e Agatha Rodrigues, (Período Vespertino/Noturno), apresentaram o “Perfil dos Alunos do Cieja 2013”. Este perfil é o resultado da sondagem realizada junto aos alunos pelas Professoras Agatha e Vaneza do Itinerário Formativo no mês de fevereiro deste ano. 

Terça-feira – Dia 07/05
 



Neste dia, nossos alunos puderam apreciar o documentário “Família Brás: dois tempos”, dirigido por Arthur Fontes e De Dorrit Harazim, o qual relata a trajetória de uma família que mora no bairro Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo. Assistimos à parte que narra suas vivências no ano de 2010.

Quarta-feira – Dia 08/05
 
Período Manhã/Intermediário
Tivemos a esclarecedora apresentação do palestrante e companheiro Dr. Valdinei Nunes Paluri sobre “Trabalhos com Cooperativas” e “Nova lei sobre Empregadas Domésticas”.
Período Vespertino/Noturno
A Professora Agatha Rodrigues explanou sobre o grande tema do “Treze de maio e o Dia da Consciência Negra”.  
 

Quinta-feira – Dia 09/05
 Período Manhã
O Professor Ronaldo Moura palestrou para nossos alunos sobre o grande tema do “Treze de maio e o Dia da Consciência Negra”.
Período
Intermediário
Tivemos a participação de Elaine, do SEBRAE – Cidade Dutra, que nos esclareceu sobre questões de “Empreendedorismo”.
 
Período Vespertino/Noturno
Nestes dois períodos tivemos a apresentação do Felipe dos Anjos, do SEBRAE – Cidade Dutra, que nos expôs a respeito da importância do “Marketing Pessoal”.
 

Sexta-feira – Dia 10/05
 Período Manhã/Intermediário
As professoras Betânia Cássia e Elizabete Fekete palestraram sobre “Marketing Pessoal”.
Período Vespertino/Noturno
Encerrando a semana de atividades, os alunos desses dois turnos puderam tirar suas dúvidas a respeito dos “Trabalhos com Cooperativas” e sobre a “Nova lei sobre Empregadas Domésticas”, por meio da interação com o Dr. Valdinei Nunes Paluri.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

SEMANA DO ACOLHIMENTO 2013

Nos dias 06, 07 e 08 de fevereiro de 2013, com a intenção de promover a integração entre os estudantes e a equipe escolar, o Cieja Parelheiros realizou a tradicionalíssima Semana do Acolhimento. Neste ano, contemplamos atividades de discussão, reflexão e apreciação de materiais, cuja finalidade foi a apresentação da temática do Projeto Especial de Ação (PEA) intitulado Economia Solidária como práxis educativa na formação de Jovens e Adultos. Além disso, compartilhamos muitas ideias e práticas que acontecem anualmente em nossa escola, como: visita à Semana de Biologia da UNISA, Fórum do Trabalho e Qualidade de Vida, Arraía do Cieja, Semana de Avaliações, Semana Cultural, Sarau e a Formatura.

Dia 06/02/2013
Nesse primeiro dia, a Coordenadora Geral Tereza das Graças Paes apresentou a equipe docente. Os estudantes puderam apreciar os trabalhos realizados em 2012. Nossos professores exibiram vídeos e fotografias das atividades, nas quais buscaram valorizar o protagonismo de nossos alunos veteranos, visando incentivar atuação e os talentos dos novos alunos.


  Nossos alunos em Formação nas Oficinas oferecidas pelos universitários durante a Semana da Biologia (UNISA) 2012
Exposição Guerra e Paz no Memorial da América Latina (2012)

Memorial da América Latina (2012)

 Palestrante Dr. Valdinei Nunes Paluri em nosso IV Fórum do Trabalho e Qualidade de Vida

 
 Professor Calasans  e Professor Sérgio entregando os certificados do IV Fórum do Trabalho e Qualidade de Vida às nossas alunas.
         Arraía do Cieja 2012

 
  Visita à 30ª Bienal de Artes de São Paulo


Formatura 2012
 
Dia 07/02/2012
Nesse segundo encontro, a fim de ressignificar a concepção de ambiente escolar, não apenas como espaço normativo, mas como local de sociabilização e aprendizagem, iniciamos com a análise da letra da música “A Ponte”, de Lenine. A seguir apreciamos o vídeo animado de Alê Camargo "A Ilha". Estas obras apresentadas aos estudantes constituíram importante subsídio para fomentar a discussão, permitindo que eles expressassem suas ideias e impressões, relacionando-as com suas vivências cotidianas. Finalizamos esse dia tão especial com a apreciação do clipe da música estudada.
 
"A Ilha", de Alê Camargo
 
“A Ponte”, de Lenine
 
 
Dia 08/02/2013
Neste dia, os professores iniciaram as atividades com as turmas com uma dinâmica bem conhecida no meio educativo, a do “Sonrisal”. Por meio dessa atividade lúdica, discutimos junto com nossos alunos a importância da escola e seu caráter transformador, convidando-os a valorizar suas potencialidades e reconhecer sua autonomia acadêmica. Para fazer um “link” à dinâmica, realizamos a leitura compartilhada do texto “Milho de Pipoca”, de Rubem Alves, cujo sentido relacionamos ao processo educativo. Encerrando essa semana tão significativa, os alunos foram agraciados com um saquinho de Pipocas, símbolo da transformação do Ser por meio das aprendizagens e experiências relevantes adquiridas ao longo da vida.
 
MILHO DE PIPOCA, de Rubem Alves
"Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre"
         Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.
         Mas, de repente, vem o fogo. O Fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder o emprego ou ficar pobre. Pode ser fogo de dentro: pânico, medo ansiedade, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos. Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem o fogo o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade de grande transformação também.
       Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que esta sendo preparada para ela. a pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado.
        Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que ficam duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. não vão dar alegria para ninguém.
 
 
 
 
 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

RESPONDA ATENTAMENTE O NOSSO QUESTIONÁRIO SÓCIOECONÔMICO!
VAMOS COMEÇAR!

SONDAGEM 2013

quarta-feira, 30 de março de 2011

"DA PRAÇA AOS MANACIAIS: O ESTUDO DA TEIA AMBIENTAL NA BUSCA DA SUSTENTABILIDADE".




Preencha os dados da Sondagem 2011

Clicando abaixo: