sexta-feira, 16 de outubro de 2009

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS: MINHA INFÂNCIA

NASCI NO ANO DE 1962, NA CIDADE DE SENADOR POMPEU, NO ESTADO DO CEARÁ. LÁ EM CASAS NÓS ERAMOS EM SEIS FILHOS, MEUS PAIS TRABALHAVAM NA ROÇA, EU ERA A ÚNICA QUE FICAVAM EM CASA PARA FAZER O ALMOÇO. EMBORA MUITO PEQUENA EU FICAVA CONTANDO AS HORAS PARA CHEGAR A NOITE PARA IR REZAR O TERÇO NA CASA DA VIZINHA, DEPOIS DO TERÇO NÓS BRINCAVAMOS DE RODA, COBRA CEGA E CAIU NO POÇO.
ERAMOS MUITO POBRE DE DINHEIRO MAIS MUITO RICO DE SAÚDE. UM DIA EU GANHEI UMA BONECA DE PLÁSTICO FIQUEI MUITO FELIZ ARMEI UMA REDINHA PARA ELA NO CANTO DA PAREDE E FUI NA CASA DA MINHA MADRINHA, QUANDO EU CHEGUEI ENCONTREI A MINHA BONECA RASGADA, CHOREI MUITO AFINAL EU NÃO PODIA COMPRAR OUTRO BRINQUEDO MODERNO. NÓS NEM CONHECIAMOS, POIS NOSSOS PASSEIOS ERAM QUANDO IAMOS AO MEDICO. EU BRINCAVA MUITO COM BONECA DE SABUGO DE MILHO MINHA MÃE FAZIA BONECA PANO ERA MUITO BONITA MAIS FOMOS MUITO FELIZES. MARIA NILZETE ALVES DE QUEIROZ. 47 ANOS, MODULO III A.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

EU GOSTO DE BRINCAR

EU GOSTO DE BRINCAR DE BOLA JUNTO COM A MINHA AMIGA QUE EU TENHO. EU GOSTAVA DE BRINCAR DE CASINHA COM A MINHA COLEGA, COM O TEMPO ELA SE MUDOU. EU BRICAVA DE BONECA DE PANO QUE MINHA MAMÃE FAZIA PARA MIM EU GOSTAVA DE BRINCAR DE RODA COM A MINHA SOBRINHAEU GOSTAVA DE BRINCAR DE CORDA COM A MINHA VOVÓ QUE MORAVA NA ROÇA. EMIDIA DIAS BARBOSA, 34 ANOS
MÓDULO III A

MINHA BONECA

MINHA BONECA ERA DE PANO NÃO TINHA BRINQUEDO PARA BRINCAR. QUANDO CRIANÇA EU NÃO BRINCAVA, NÃO TINHA TEMPO DE BRINCAR DE BONECA MINHA VIDA ERA TRABALHAR NA ROÇA, FAZER COMIDA PARA MEU PAI, CARREGAR ÁGUA NA CABEÇA ENTRE OUTRAS COISAS QUE EU CARREGAVA COMO LENHA, BALAIO DE MANDIOCA, MILHO... MINHA MÃE TINHA MUITOS FILHOS, TIVE 19 IRMÃOS E TODOS TRABALHAVAMOS. MARIA AFONSO DE OLIVEIRA, 76 ANOS MÓDULO III A

Minha infância

Minha infância brinquedos e brincadeiras Eu nunca brinquei minha mãe ficou doente eu cuidava da casa, dos meus irmãos, da minha mãe e do meu Pai. Quando eu ia pegar água na fonte eu tomava banho na fonte esquecia de voltar para casa meus irmãos iam me chamar e meu pai sorria minha mãe falava minha filha não faça isto que é feio. Casei-me com vinte anos hoje tenho meu marido quatro filhos uma neta eu sou feliz graça a DEUS. Lindaura Dantas Barreto da Silva,
54 anos módulo III A.

Minha infância: Brinquedos e brincadeiras

Nasci na cidade de Raul Soares, Minas Gerais A minha infância sempre foi assim não tive brinquedos baratos quem dirá caros, nem bonecas, mas mesmo assim eu inventava os meus próprios brinquedos fazia bonecas de pano e de sabugo de milho. Divertia-me muito com minhas amiguinhas e brincava também de peteca, amarelinha pega-pega, passar o anel, troca verso, pular corda e de carrapicho. Eu sou a Natalina Maria Nascimento,
57 anos módulo III A

terça-feira, 23 de junho de 2009

segunda-feira, 1 de junho de 2009

O trabalho

O trabalho é muito importante para nossa sobrevivência na sociedade, pois para todas as despesas é necessário ter capital, que é “acumulado” com o trabalho. Na verdade o que a maioria da população recebe de salário, muitas vezes não da para as despesas que elas possuem. Para conseguir um emprego, hoje em dia são exigidas muitas coisas, por isso temos que aprender sempre mais, para não passar o resto da vida sobrevivendo com apenas um salário mínimo. O trabalho hoje esta muito relacionado com o estudo, quem maior grau de escolaridade, tem um serviço melhor e acaba ganhando uma melhor remuneração, quem estuda, vai estar mais preparado para a sociedade, o que vai gerar bons lucros para a empresa, que com certeza ira trazer muitos benefícios ao trabalhador. O trabalho não se resume em “capital” pois há algumas pessoas que trabalham com vontade porque gostam de trabalhar, e há pessoas que trabalham apenas por necessidade dos benefícios que o trabalho traz. Eu me chamo Thais, tenho 16 anos, nunca trabalhei, apenas estudo e faço curso, mais eu sei o quanto trabalhar é importante. Tenho uma filha de nove meses e isso me mostrou que tenho que trabalhar o mais rápido possível, pois ela gera muitas despesas. Moro com minha mãe e minhas irmãs, minha mãe ganha apenas um salário mínimo por mês o que me faz pensar ainda mais na palavra trabalho. Minha jornada de trabalho começa as 5:00 horas da manhã e termina entre 9:00 e 10:00 horas da noite, entre esse tempo eu estudo, faço curso, cuido da casa, cuido da minha filha. Ás vezes penso, em desistir pelo fato de nunca sobrar um tempo para mim, pelo fato de ter que levantar cedo todos os dias incluindo o final de semana. Se não fosse a enorme vontade que tenho de ser independente acho que teria desistido. Sempre fui uma adolescente que gostava de balada e saia todos os dias, mais pelo fato de ter uma responsabilidade agora eu deixo tudo isso de lado para ser mãe. O que não é um dos trabalhos mais fáceis! (risos) Thais Leandro Rocha, 16 anos, modulo IV.